Pages

domingo, 27 de março de 2011

O Mito de Chtullu

 Um mito não muito conhecido, é o de Chtullu. Ouvi falar dele pela primeira vez na música The Call of Ktulu, que o Metallica tocou junto com a orquestra de São Francisco, no show Metallica S&M e também no álbum "Ride The Lightin".
 Quem quiser ouvir a música está aí:
  
 
 Aí há uns 2 dias atrás, eu pesquisei a palavra Ktulu na internet, e não tinham muitos links, coloquei nas imagens e apenas uma me chamou a atenção: esta logo do lado aqui, que mostra um monstro muito parecido com um polvo com asas de dragão, atacando alguns marinheiros. (clique na imagem para ampliar).
 Aí eu acabei me esquecendo disso, quando hoje eu estava fuçando aqui no meu computador e encontrei a imagem, e decidi pesquisar melhor o assunto. Foi aí que eu li em um fórun que o certo é Chtullu, aí coloquei a palavra no google e achei!
 A palavra Chtullu é usada pelo escritor Algust Derleth, para designar este monstro que está nos contos de H.P. Lovecraft.
 Basicamente, o Chtullu é um ser que vive no fundo do mar, e é uma mistura de Homem, Polvo e Dragão. Este nome foi usado pela primeira vez no conto "O Chamado de Chtullu" (daí vem o nome da música do Metallica provavelmente). Segundo as lendas, os Chtullus eram seres que habitavam a Terra há bilhões de anos, e eles, ao invés de Deus, teriam criado o homem. Eles podiam viver por si próprios, afinal eram Deuses e não precisavam de comida ou coisa do tipo.
 Os Anjos o tinham como líderes, os Chtullu's, eram criaturas que descansavam "morto porém sonhando" na cidade de R'lyeh, ele aparece em várias formas monstruosas e demoníacas nos mitos primitivos da raça humana.

Em "O Chamado de Cthulhu" ele é descrito da seguinte forma:
"Parecia um tipo de monstro, ou de símbolo representando um monstro, cuja forma só uma mente doentia poderia conceber. Se eu disser que minha algo extravagante imaginação lhe atribuía ao mesmo tempo os traços de um polvo, de um dragão e de uma caricatura humana, não estarei sendo infiel ao espírito da coisa. Uma cabeça polpuda e tentaculada encimava um corpo grotesco e escamoso dotado de asas rudimentares; mas era o contorno geral do todo que chocava."

 O Chtullu tinha um corpo escamoso, elástico e possuía assas estreitas, como eu descrevi no começo da postagem, ele também foi descrito desta maneira:

"Representava um monstro vagamente antropóide, mas com uma cabeça semelhante à de um polvo e cujo rosto era uma massa de tentáculos, de corpo escamoso com aspecto elástico, prodigiosas garras nas patas dianteiras e traseiras, e asas longas e estreitas atrás. Essa coisa, que parecia imbuída de assustadora e inatural malignidade, tinha uma corpulência algo intumescida (...)"

 Gostou do monstro de tentáculos, com traços humanos e asas de dinossauro? então se quiser saber mais sobre ele, leia:
  •  O Chamado de Cthulhu
  •  A Sombra Sobre Innsmouth
  •  O Horror de Dunwich
  •  Nas Montanhas da Loucura
  •  O Modelo de Pickman 
Fique abaixo com algumas fotos sobre o monstro:
 Existe também um jogo sobre o monstro, lançado para PC, fiquem com o trailer abaixo:


Bom, é isso aí pessoal, trouxe uma postagem diferente pra vocês, vou colocá-la no marcador Livros e Contos, pois não achei outro mais coerente que isso Ò_Ó', afinal é um conto... mas, não importa. Mais pra frente irei postar sobre outro monstro, muito mais demoníaco: o Azathoth.

Um comentário:

  1. Legal, a primeira vez que o vi foi na série South Park! Também gostei muito do seu blog!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...