Pages

domingo, 22 de maio de 2011

Metal Gear Solid - Um enredo digno de um filme

 mgs banner

Olá jovens halflings, hoje irei falar sobre o primeiro  jogo da franquia a utilizar o rótulo "Solid" no final, e o primeiro jogo que realmente ficou famoso na série.
 Estamos falando da obra prima do mestre Hideo Kojima, estamos falando de: Metal Gear Solid, sinceramente se você nunca ouviu falar sobre isso...

 AVADA KEDAVRA Ò_Ó

 Pronto, agora voltando, MGS é um jogo para o primeiro playstation que me fez ficar horas na frente da tv. Foi talvez uma das primeiras super-produções nos games assim como Final Fantasy XII. A coisa mais interessante no jogo é a sua história, sinceramente Hideo Kojima é um gênio, a maioria das pessoas que jogam este jogo dizem que ele tem um enredo digno de um filme, e eu não penso diferente disso.

 O enredo fala sobre Solid Snake, um espião que é forçado a ir em uma missão no Alaska, em um lugar chamado Shadow Moses, lá ele terá de libertar dois refêns e impedir um ataque nuclear, só que em sua ida ao lugar ele descobre que está sendo criado um robô que usa armas nucleares, este robô se chama Metal Gear e ele terá de impedir que o Metal Gear seja usado.
 Fora tudo isso envolvendo espionagem e mortes, temos muitos momentos em que os sentimentos dos personagens são explorados, esse é o grande diferencial da série Metal Gear. A beleza de todo o enredo é o que se destaca entre tantos outros jogos que envolvem algo parecido, Kojima procurou sempre dar aos personagens personalidades únicas, e isso não acontece só neste jogo, mas também nos outros que vieram pela frente.


 Sinceramente este não é o meu preferido, eu acho que perde para o terceiro da franquia, porém eu ainda não joguei o quarto para poder falar algo totalmente certo; porém quando eu joguei novamente o primeiro jogo e finalizei o mesmo, senti uma nostalgia incrível e tive o imenso prazer de jogá-lo inteirinho novamente.
 O jogo por todo é uma obra de arte, em questão de diversão ele ganha com os pés nas costas. Você precisará praticamente o jogo inteiro passar despercebido, já que você é um espião. Matar os inimigos nem sempre são uma boa opção, principalmente se de alguma forma chamar atenção de algum outro. Por exemplo: você atira com uma arma, e aí soa o alarme, você terá de esperar em um lugar seguro até as coisas se acalmarem e você poderá voltar a sua missão. Ou então você mata um inimigo silenciosamente o enforcando, mas deixa o corpo no chão, outro inimigo verá o corpo e soará o alarme novamente.


 Os gráficos hoje em dia podem parecer bem feios, porém para a época o jogo era lindo, nunca vistos gráficos tão bonitos antes, e ainda mais: nunca visto um jogo tão bem feito antes, fora quem jogou o Final Fantasy VII claro.


 Os cenários eram muito bem feitos também, eram bem divididos, o que se tornou padrão para a série, porém isso não era nenhum problema, pois não tinha aquela coisa do cenário ir se construindo enquanto você anda, os cenários já eram totalmente pré-definidos.
 Outro quesito nunca visto em um jogo da época era o som, os personagens eram totalmente dublados sem excessão nenhuma, uma coisa digna de muito trabalho. A trilha sonora? Sem palavras... é ela que na maioria das vezes traz a beleza do jogo.

 Como eu já disse os personagens possuem personalidade única, por exemplo o dramático ninja Gray Fox, ou então o Decoy Octopus, entre outros. Realmente é digno de um filme, de tão realista que a história chega a ser.

 Outro fator a ser ressaltado é a jogabilidade, realmente ela impressiona na sua facilidade de ser executada, poucos botões a serem usados, porém eles terão de ser combinados para certos tipos de ação. A amplitude de ítens que você vai encontrando durante o jogo também é muito legal, eu sempre fiquei procurando ítens secretos nos MGS. Isso é uma coisa que você fará provavelmente na segunda vez que joga, e esse fator replay também é muito bom. Quem nunca quis fazer o segundo final? Ou então sacanear os inimigos com a stealth camouflage?


 Os inimigos também, possuem aquelas onomatopéias que se tornam cômicas, porém ajudam bastante. Por exemplo: se você chama atenção de algum inimigo e ele não te vê, ele fica com um ponto de interrogação acima de sua cabeça, quando ele te encontra: um ponto de exclamação, quando ele está dormindo aparece "ZzZz", e outras coisas.

 Somando tudo isso trazemos um dos jogos mais importantes para a história dos video-games, Metal Gear Solig é um jogo que dispensa comentários, e se tornou um clássico através dos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...