Pages

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

The Musical Box - Genesis


Olá apreciadores de nossa Taverna! Vocês gostam de Genesis? Hoje, talvez alguns séculos após meu último post trago algumas curiosidades interessantes sobre o meu álbum favorito da banda, mais precisamente sobre uma faixa

 Nursery Cryme é o terceiro álbum de estúdio do Genesis, apesar das músicas terem um enredo, este não é um álbum conceitual.        


 Mas como assim álbum conceitual? 

 Álbum conceitual é o disco de alguma banda em que todas as músicas giram em torno de uma história ou conceito, as letras e os instrumentos sempre terão de remeter à história.
 Por exemplo Thick as a Brick do Jethro Tull ou Animals do Pink Floyd.
 Nursery Cryme pode não ser um álbum conceitual, mas certamente possui interpretações muito interessantes. Talvez seja algo como "A Caixinha de Música e outros contos"...

 O nome do álbum é um trocadilho com a expressão inglesa "Nursery Ryme" que significa algo como cantiga infantil, e adicionando um C se torna "Nursery Cryme". Em português fica difícil explicar, mas se você tiver uma noção básica de inglês você provavelmente irá entender o trocadilho; isto é, se você souber do que se trata The Musical Box



O álbum se inicia brilhantemente com esta música, que se trata de uma interpretação de um conto vitoriano. O conto é mais ou menos assim: Henry Hamilton-Smythe, um garoto de 8 anos teve sua cabeça arrancada por uma marretada desferida por Cynthia Jane de Blaise-William, uma garota de 9 anos.  - A mesma que aparece na capa! - Duas semanas após o acidente, Cynthia encontrou uma caixinha de música no quarto de Henry, ao abrir a caixinha começa à tocar a cantiga Old King Cole. Essa cantiga é cantada pelo Peter Gabriel no meio da música. 


"Old King Cole was a merry old soul
And a merry old soul was he;
He called for his pipe, and he called for his bowl
And he called for his fiddlers three"

 No mesmo momento que a caixinha começa à tocar a música, o espírito de Henry aparece na forma de seu corpo de criança, porém seu corpo envelhecia muito rápido, assim como sua mente. Graças a isso ele se tornou um velho depravado e desejou o corpo de Cynthia para si, e assim tenta persuadi-la a satisfazer suas vontades.
 Enquanto isso acontecia, uma enfermeira chamada Nanny - Que também aparece na capa - ouviu os barulhos vindos do quarto e decidiu ir ver o que estava acontecendo. Quando chegou lá, instintivamente jogou a caixinha no velho que se insinuava para Cynthia. Dessa forma Henry e a Caixinha são destruídos.
 Uma coisa legal é que no show, Peter interpreta o velho. (No álbum também, mas no show ele utiliza a fantasia). A parte do solo de guitarra significa o envelhecimento de Henry.
 Depois disso o velho desesperadamente mostra seus desejos pervertidos e a música termina com ele repetindo para que Cynthia o toque.

Um comentário:

  1. Legal, mas fiquei com uma dúvida... Os personagens são de um conto vitoriano, certo? Pensei que fosse um relato real de um crime (excetuado a aparição do espírito e tal). Alguém sabe onde o conto pode ser encontrado e o autor?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...