Pages

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Oddworld - Uma franquia que traz saudades

 Muitos podem não conhecer Oddworld, um jogo que pude aproveitar muito em meu PSX, e que me faziam passar horas e horas em frente a minha televisão de 14 polegadas, resolvendo enigmas, ou em alguma fuga de tirar o fôlego.
 O primeiro que irei falar será o Oddworld: Abe's Odyssee
 A História
 Uma raça mandante de criaturas chamada Glukkons, tem os Mudokons como seus escravos. Os Mudokons, são obrigados a trabalhar na fabricação de carne. Os Glukkons tinham um novo projeto, e Abe, um dos Mudokons, fica curioso sobre este projeto, e ao espiar uma reunião ele fica horrorizado em saber que o projeto, era a fabricação de alimentos com carne de Mudokons! E ao saber disso, ele sai em uma aventura, não só para salvar a própria pele, mas também para salvar todos de sua raça.

 O Jogo
 Oddworld Abe's Odyssee, é um jogo 2.5D de plataforma, ou seja, ele é jogado ao estilo 2D, mas também possui elementos 3D. Este jogo exige estratégias para resolver vários puzzles durante o jogo. Ao controlar o Abe, você tem de pular uma plataforma, e logo atrás vem um Glukkon correndo para te achar, mas como você já pulou para a plataforma de cima, ele não irá te ver (ele só vem quando você pula).
 Com certeza, logo nos primeiros minutos, você vai ver o quanto o jogo é interessante e diferente. Existem muitas coisas legais para fazer neste jogo, por exemplo: para você ajudar a salvar um Mudokon, você precisará falar com ele, e apertando alguns botões, você usará comandos que servem para conversar. E isso pode fazer com que haja situações muito engraçadas, por exemplo: existe um comando para peidar, e isso pode deixar o outro Mudokon com raiva, ou fazê-lo rir.

 Uma das coisas mais legais para se fazer no jogo, é possuir a mente dos inimigos. Você faz um comando no controle, possui a mente do Glukkon, aí você pode controlar ele! O que também faz ocorrer situações engraçadas pra caramba, como você possuir um Glukkon, aí você vai falar com o outro no corpo possuído, e do nada metralha o desgraçado Ò_Ó' kkk.
 E uma das coisas mais interessantes do jogo, são os puzzles. Alguns nos fazem quebrar a cabeça e ficar com muita raiva, para poder chegar de um ponto ao outro, salvando os Mudokkons.

 Agora irei falar sobre o outro Oddworld em que pude jogar, que é o Abe's Exodus, também disponível para o primeiro console da Playstation.


 A História
 Desta vez, Abe terá que salvar sua raça de um novo projeto dos Glukkons. Invés de virar comida, eles serão transformado em bebida de Mudokkon, e desta vez Abe terá não só de salvar seus amigos, como não deixá-los tomar a bebida contra indicada para Mudokkons, e também lidar com o humor dos mesmos.

 O jogo
 Este consegue estar ainda melhor que o primeiro, com muitos elementos a mais. Desta vez, você ao fazer alguma coisa errada pode deixar os Mudokkons nervosos, encontrá-los deprimidos, ou então bêbados! É isso mesmo, em alguns lugares, um gás é liberado e deixa eles doidões Ò_Ò, e você terá de dar um tapa na cabeça deles para deixá-los novamente sãos, pois é, medidas extremas precisarão ser tomadas kkk.
 Ao tomar uma bebida contra indicada para a raça, os Mudokkons ficam deprimidos, e tudo que você fala pra eles, eles respondem que não de uma forma muito triste, e você terá de deixá-los felizes novamente. E há também os revoltadinhos, em que ficam nervosos por tudo que você fizer, inclusive se você der um peido perto dele, ele irá te dar um tapão na cabeça Ò_Ó.
 Este jogo possui novos inimigos também, como os Glukkons voadores, que parecem uma experiência que deu errado, e que soltam bombas para tentar nos matar, entre outros.

 Existem outros jogos da franquia, lançados para o primeiro Xbox, para o Game Boy clássico, para Game Boy Color, e para PC. O que mais me chamou a atenção foi o Stranger's Wrath, em que você controla um estranho (daí vem o nome) em um jogo que mistura um FPS com um jogo de plataforma. Fiquem com um Review logo abaixo.



 Quem tiver a oportunidade de jogar, JOGUE! São ótimos jogos, que não deveriam ser esquecidos tão rapidamente. Até a próxima pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...